Bike Trip Dunas do Araçá

22:17

Dunas do Araçá

Toda vez que eu falo sobre as dunas a galera pira e fica doida pra conhecer. O problema é que aqui na Ilha não tem muitas placas e quase nenhuma informação sobre como chegar nos principais pontos turísticos, sendo assim eu resolvi criar um roteiro explicando tim tim por tim tim como é que se chega lá pra ninguém ficar perdido e nem perder a oportunidade de conhecer esse lugar mágico!

A galera pediu e aqui vai o roteiro completinho com mapa, fotos e pontos de referência de como chegar nas Dunas do Araçá (só faltou desenhar... hehehe)


O ponto de partida é no posto dos salva-vidas (bombeiros) olhando de frente para o continente (mar às costas) você deve seguir a Beira Mar para a direita e, como mostra no mapa, é só seguir em linha reta. Não dá pra errar!

Como o dia estava lindo de morrer eu fui de bike e o rolê durou meia hora mas, de carro, é bem rapidinho uns 15 minutos mais ou menos.

Orla do Mar

Eu fui pela orla pra poder registrar o caminho, mas de bike dá pra ir pela praia o caminho todo e o visual compensa muito.
Bora lá, segue orla até o final, daí pra frente é pelo asfalto. De carro não tem erro mas de bike é bom ficar atento porque não tem acostamento e sempre tem algum apressadinho, principalmente os motoristas de ônibus que passam muito rápido por esse trecho.
Você vai perceber os principais pontos de referência do seu lado esquerdo da pista: tem o supermercado Monte Carlo (Balneário Porto Velho), tem uma igreja (não tenho certeza qual o balneário), a pista de motocross (Balneário Araçá), aí vem a entrada para o Hotel Maré Alta (Praia do Marlyn), o Camping Pinheiro e logo em seguida já começam as dunas!!!

Eu não vou postar as imagens desses pontos mas vou deixar o link do vídeo, onde mostro todos, no final da postagem.

Beira Mar sentido norte

Beira Mar próximo ao Pinheirinho

Depois do Pinheirinho, na foto acima, já vem o trecho da Beira Mar onde o asfalto foi comprometido na última ressaca. É um trecho lindo, com um visual bem legal da praia do lado direito (só o que estraga é o entulho que está sendo usado como barreira de contenção) e as dunas do lado esquerdo... 
Logo no começo das dunas já tem um acesso que dá pra entrar de carro (você pode seguir por essa estrada se quiser) mas a parte mais bonita e com dunas mais altas fica mais pra frente . Eu aproveitei e segui até o fim do asfalto pra depois entrar nas dunas.

Beira Mar já nas dunas


A famosa curva da Ponta da Praia que foi destruída na última ressaca

Depois de pedalar até a curvinha e fazer uns cliques por ali é hora de subir nas dunas. Nesse ponto qualquer acesso pelo lado esquerdo já te leva lá...

É sempre bom lembrar que ao entrar nas dunas NUNCA devemos transitar pelas áreas onde há vegetação, essa vegetação é responsável por segurar as dunas no lugar senão seria areia voando pra tudo quanto é lado. Eu sempre falo disso pois temos que praticar o turismo consciente e todos temos obrigação de preservar as riquezas naturais do nosso paraíso, além de que destruir as dunas é crime ambiental sujeito à multa alta!

Portanto seja de carro, bike, moto, quadri ou a pé só use as trilhas e áreas de areia móvel ;)

Trilha que leva às dunas

Dunas do Araçá

Dunas do Araçá

Dunas do Araçá

Uma caminhada depois e você já vai estar no topo das dunas e uma vez lá em cima é só contemplação, diversão e visuais de tirar o fôlego!!!

Aprecie o mar, a areia que voa com o vento incessante que sopra por aqui, ouça os pássaros, o barulho do mar, perceba a vegetação (as orquídeas estão lindas), pule, tire fotos, deite e role nas dunas!

Ao ir embora leve tudo o que trouxe com você, não arranque as orquídeas, elas são típicas daqui. Leve lembranças e momentos bem vividos e só deixe suas pegadas...

Orquídeas que crescem entre as dunas

Beira Mar voltando sentido sul

De alma lavada o meu rolê de volta foi esse aí com o sol enorme e bem baixo, um espetáculo!!!!!

Nada como uma bike trip em plena segunda feira pra recarregar a energia da semana inteira...

Praia do Araçá

A volta, é claro, eu fiz pela praia pra aproveitar até o último raio desse sol magnífico!

E se você tiver a oportunidade de fazer esse passeio de bike eu super recomendo. Infelizmente aqui na Ilha não tem ninguém que alugue bike, então se programe e traga a sua ;)

Vou deixar aqui os links para outras postagens pra quem quiser saber mais sobre as famosas Dunas do Araçá e, como prometido, o link do vídeo completo dessa aventura.

Vídeo com o rolê completo

10 motivos que sempre me fazem voltar pra visitar as dunas

As dunas no outono




You Might Also Like

0 comentários