5 lugares que você tem que visitar em Ilha Comprida

19:03

Todo ano você vem passar férias na Ilha mas frequenta sempre os mesmos lugares?
Essa postagem vem pra te incentivar, de uma vez por todas, a explorar todas as Maravilhas que a Ilha tem para oferecer.

Listei aqui um TOP 5 com os lugares mais lindos que a Ilha tem para oferecer e, pelo menos um deles, você deverá se comprometer a conhecer ;)

Praia do Boqueirão Norte


1. As Praias

Para esclarecer de vez, vale lembrar que a praia de Ilha Comprida é uma só... Uma imensa praia com 74 km de extensão dividida, simplesmente, em balneários para facilitar a localização.
Mas, mesmo sendo uma praia só, apresenta características bem diferentes e é isso que é legal saber pois dependendo do que você procura essa escolha é fundamental!

Hoje vou falar das praias que ficam mais na parte central da Ilha e são mais acessíveis para quem se hospeda por aqui pois, com 74 km de praias, eu teria que fazer um post só sobre elas... =D

Se o que você procura é badalação, quiosques e local para banho o BOQUEIRÃO NORTE, com certeza é sua praia. Aqui você encontra uma praia agitada e limpa, com todas as comodidades do centro comercial como restaurantes, lanchonetes, farmácias, lojas e etc.

Se o seu negócio é pegar onda sua praia é no, localmente conhecido, PINHEIRINHO conhecido por ser o pico do surf aqui na Ilha. O que diferencia esse ponto da praia dos outros é a bancada de areia que se forma nessa área e deixa o lugar com boas ondas e propício para a galera que gosta de voar com a pranchinha.

Agora se você busca sossego e tranquilidade procure os pontos mais afastados do Boqueirão Norte. Eu gosto muito da praia do BALNEÁRIO PORTUGAL, além da praia ser bem mais tranquila tem um playground super legal, pertinho da praia, com bosque de pinheiros e coqueiros. É uma dica bem legal para quem vem com crianças e dá até para fazer um piquenique por lá.  

Praia do Pinheirinho

Bosque de Pinheiros do Balneário Portugal

2. As Dunas

Vir pra Ilha e não conhecer as dunas é o mesmo que ir ao cinema e não comer pipoca. Não dá!
A Ilha Comprida é a única praia de todo o litoral sul de São Paulo que tem dunas, e não são qualquer dunas não... Aqui vão dicas de passeios nas dunas que você vai amar fazer!

As dunas se estendem por toda a Ilha, desde a Ponta Norte à Ponta Sul, o que diferencia umas das outras é extensão, altura, acessibilidade e visual.

As DUNAS DO ARAÇÁ, tem mais de 2 km de extensão e ficam localizadas na ponta norte da Ilha. Ela está em um lugar bem privilegiado perto tanto do mar quanto do canal e, por isso, oferece um visual único... Ideal para passeios ao pôr-do-sol com toda a família. Dá para deitar e rolar por lá!
Saiba mais sobre as Dunas do Araçá e sobre suas paisagens que ela oferece em cada época do ano.

Dunas do Araçá

De Pedrinhas em diante começam novas dunas de diferentes tamanhos. As DUNAS DE PEDRINHAS são belas e extensas, de altura mediana e muita vegetação nativa. Em alguns pontos dá para subir e até brincar de "sky bunda" um tipo de esporte recreativo que você desce na duna com uma prancha de madeira (mas você vai ter que levar a sua já que ninguém oferece esse tipo de serviço por aqui). Saiba mais em Dunas de Pedrinhas

Depois de Pedrinhas vem as dunas mais famosas da Ilha as DUNAS DO JURUVAÚVA (começa no Juruvaúva e se estendem até o Boqueirão Sul) que são, também, as mais altas (e minhas preferidas). De cima delas você vai ter uma vista privilegiada da praia, até onde os olhos alcançam... É incrível!
Aqui também tem lugares que dá para subir e, pra quem não sabe, só pode subir nas áreas de dunas onde não há vegetação, pois a vegetação é quem segura as dunas no lugar que voariam toda se fosse apenas areia, portanto respeite esse ecossistema importantíssimo para a Ilha. Saiba mais sobre as Dunas do Juruvaúva


 Dunas do Juruvaúva

 Dunas de Pedrinhas

Dunas próximas ao Boqueirão Sul

3. As Vilas Caiçaras

É claro que uma cidade litorânea tem uma comunidade caiçara e aqui na Ilha não poderia ser diferente... As vilas caiçaras, tem aquele ar de cidade do interior, de vida pacata e povo simples, sempre cheios de histórias pra contar e, claro, sempre tem aquele peixinho frito pra comer enquanto se toma aquela geladinha que a gente ama né? rs

Vila de Pedrinhas

Vila do Boqueirão Sul

Nas vilas você vai poder ter um contato mais próximo da cultura caiçara e poder desfrutar da sua culinária. Em Pedrinhas já tem uma estrutura bem legal para atender ao turista. Saiba tudo sobre a Vila de Pedrinhas .
Já no Boqueirão Sul tem vários quiosques e restaurantes próximos a vila (no Boqueirão mesmo ou em Cananéia) que oferecem pratos típicos caiçaras, além de poder comprar peixes, frutos do mar e as deliciosas ostras que são cultivadas aqui mesmo!
Tudo sobre o Boqueirão Sul aqui.

4. O Manguezal

Muita gente torce o nariz ao pensar em ir visitar o manguezal por achar que lá só tem "mato" e "barro"... Terrível engano!
O manguezal é um ecossistema incrível que fornece paisagens maravilhosas. Um passeio pelo canal e, garanto, você vai ficar de queixo caído.
O manguezal da Ilha se estende por todo o Mar Pequeno e apresenta paisagem distinta dependendo do ponto onde você visita.

Lagamar de Ilha Comprida

É no manguezal que você vai encontrar espécies animais e vegetais raras e nativas da Ilha, é no manguezal que a pesca é farta e, por aqui, dá até para nadar. Os manguezais mais preservados são de Pedrinhas em diante, sentido sul, e apresentam mais fartura de animais e vegetais.
Aqui a resenha completa da Expedição Lagamar .

Guarás no Manguezal de Pedrinhas

Já nos manguezais mais próximos ao centro da Ilha você vai encontrar mais atividades para fazer como: passeios de barco, pesca esportiva, remadas com SUP ou caiaques. E o legal é que já existem esses tipos de serviços para atender o turista e dar mais emoção às férias. Para saber mais sobre esses passeios dá uma olhada no pessoal da Tribo do Remo 

Remada de SUP no Manguezal próximo ao antigo porto da balsa

5. As Lagoas

A diversidade na Ilha é tão incrível que, além de poder tomar banho de mar e banho de rio (canal Mar Pequeno) ainda tem as deliciosas lagoas.

Espalhadas por toda a Ilha, talvez a LAGOA PONTA DA PRAIA, seja uma das mais conhecidas por aqui por ser uma lagoa bem rasa e ideal para ser visitada com a família. Suas águas escuras e tranquilas guardam vegetação nativa e espécies nativas de aves e peixes. Também dá para pescar por lá... Aqui nesse link eu conto tudo sobre minhas aventuras na Lagoa Ponta da Praia .

Mas tem muitas outras por aqui que são, inclusive, mais próximas do centro da Ilha como a LAGOA DO ATLÂNTICO, LAGOA DA COCA-COLA  e a mais nova queridinha LAGOA DO DINOSSAURO que foi toda revitalizada e urbanizada. Na verdade essa lagoa foi incorporada à praça do Adriana e já não é mais permitido banhar-se nela mas, vale um belo passeio. No lugar tem academia ao ar livre, deck, bancos, paisagismo, playground e diversas espécies de aves. Também tem lanchonetes, bares e restaurantes circundando a praça que fica uma delícia para aquela geladinha no fim do dia.

 Lagoa do Dinossauro


Aves que circulam livremente na Lagoa do Dinossauro


 Lagoa Ponta da Praia


Essas são as Maravilhas de Ilha Comprida imperdíveis para qualquer apaixonado pelo nosso paraíso. Passeios super recomendados, espero que gostem!

Na rodoviária, logo na entrada da Ilha, tem um ponto de apoio ao turista com o mapa da cidade, assim fica mais fácil se localizar e encontrar todos esses lugares lindos...


Boas férias!!! 





You Might Also Like

24 comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu trabalho de divulgação da Ilha Comprida
    conhecer antes é bem melhor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu trabalho de divulgação da Ilha Comprida
    conhecer antes é bem melhor.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Mônica! Excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Amo Ilha Comprida! Nossas férias de Dezembro iremos aproveitar as sugestões.

    ResponderExcluir
  8. Amo Ilha Comprida! Nossas férias de Dezembro iremos aproveitar as sugestões.

    ResponderExcluir
  9. Adoro esse lugar !!! É o paraíso.
    Monica, gratidão imensa por compartilhar.

    ResponderExcluir
  10. Tive o prazer de conhecer e pedalar por toda a Ilha durante uma expedição de bicicleta pelo litoral de SP... com certeza é o lugar que quero passar minha aposentadoria (viver/morar) com minha esposa daqui alguns anos...

    ResponderExcluir
  11. parabéns a todos que divulgaram aqui as maravilhas de Ilha Comprida, estou alerta, voceis são demais...continuem assim..

    ResponderExcluir
  12. Conheço todos , lugares maravilhosos.

    ResponderExcluir