Protesto!

12:00

Olá pessoal, hoje quero pedir licença para falar de um assunto que não tem nada a ver com este blog, já que não se trata de nenhuma MARAVILHA DE ILHA COMPRIDA. Mas tem certas coisas que me deixam indignada e não consigo me calar ou ficar inerte perante certas atitudes ou situações...
Bom, vocês vão entender tudo! Abaixo relatarei a experiência pela qual passei ontem e que me deixou tão revoltada!


Saí com minha bike para dar minha habitual voltinha pela praia... O mar estava lindo, de um azul incrível e a brisa fresa apesar do sol forte que brilhava neste céu límpido!
Mas, minha alegria durou pouco tempo...


Logo me deparei com esta visão abominável!
Depois do fim-de-semana ensolarado olha o presente que os turistas nos deixaram...
Não pude deixar de fotografar isso, olha a quantidade de lixo na areia!


Continuei pedalando, na esperança de encontrar melhores condições de passear, mas a situação só foi piorando! 
Lixo em quantidade absurda, animais por todo lado, cães abandonados que infestam a Ilha e as praias, pombos e, claro, gente - não se enganem com a capacidade intelectual deles, pois esta é a pior espécie que podemos encontrar por aqui!


Mais adiante, uma cena que me deixou chocada!
Um garotinho brinca em meio ao lixo e fezes de animais, despreocupadamente... Mais adiante uma pessoa tomando sol em um buraco mais limpo da areia e as pessoas se alimentando em meio à sujeira e ao forte odor de peixe morto!
Esta é a parte central da Ilha, o Boqueirão, onde podemos encontrar muitos quiosques e o maior fluxo de turistas - já que associam diversão com comida e, consequentemente, produção de lixo!
O que me abala? O que me indigna? 
Aqui, estão os quiosques, como comentei acima, são pessoas que vivem da exploração comercial da praia, portanto, não deveriam ser os primeiros a cuidarem da preservação? A zelarem pela limpeza da praia? E quando todos estes turistas descobrirem que sua sujeira afetou tanto a praia que ela está imprópria para uso? Quem vão ser os primeiros atingidos por tal situação????


Olha o rastro de sujeira que percorre toda a praia... Isso vai longe!
Ah, desculpem a qualidade da foto, mas era tanta raiva que estava difícil de manter a mão firme!
Ouvi muitos comentários, de turistas, dizendo que a praia está horrível de se entrar... Cheia de bolachas do mar!
Saibam, meus queridos, que o mar É DAS BOLACHAS DO MAR, que estão em época de reprodução e, por isso, esta quantidade maior delas na água. Os intrusos aqui somos nós, seres humanos, que usurpamos dos benefícios da natureza de forma desrespeitosa.
Tem nojo de pisar na bolacha do mar, mas não tem nojo de nadar ao lado de sacolas, latas e até - pasmem - absorventes higiênicos flutuando nas águas!


Não se enganem com a beleza dos pássaros voando, isso são pombos, animais que causam diversas doenças sérias. E mais, este não é o habitat natural destas aves... Pombos são pragas urbanas, animais que devem ser evitados e não alimentados!
Ah, repararam no detalhe? Pessoas se alimentando e compartilhando de seu alimento com os pombos, produzindo e descartando seu lixo sem o menor cuidado!
Me diz se não dá para estremecer diante de uma situação dessas?


Agora me diz: podemos dar as costas para esta situação? Podemos fechar os olhos e fingir que não está acontecendo?
EU NÃO POSSO! 
E você? Pode?


Peço desculpas, novamente, pelo desabafo e peço o apoio de todos vocês que, como eu, amam a Ilha, amam e respeitam a Natureza...
Você que é caiçara, comerciante ou, simplesmente, ama a Ilha vamos nos unir, vamos botar a boca no trombone, vamos espalhar estas imagens, vamos buscar um pouco de consciência ambiental nas pessoas!

Quero deixar bem claro que não culpo e nem responsabilizo nenhuma instituição pública por esta situação! Esta é uma questão de cidadania e falta de educação! E, somente, com conscientização e prática de atitudes saudáveis vamos conseguir reverter isso...

Se tudo continuar como está, em pouco tempo não teremos mais maravilhas para fotografar, desfrutar ou admirar!


PRESERVAÇÃO JÁ...
Me ajudem nesta campanha para mantermos nossa Ilha sempre Maravilhosa!


You Might Also Like

6 comentários

  1. Como diz uma amiga minha, tô bege! Pra onde se olha, vem o ser humano estragando tudo. Por formação deveria pensar nas raízes dessas atitudes e tudo o mais, porém já tô cansado. À medida que, dizem, diminui a pobreza com os "milagres" dos bolsas-esmolas, piora consideravelmente o comportamento de muita gente, dando a impressão de que se comporta dessa forma como retaliação por ter sido privada (boa palavra!) de todas essas maravilhas e agora... se vinga, destruindo o que acha pela frente. É difícil se deparar com essas atrocidades sem resvalar pra grosseria. Mas só consigo me lembrar de uma fábula que minha mãe lia para mim quando era pequenino, que falava de um sitiante que, atacado por uma espécie de "surto socializante", liberou todas as dependências do sítio, as hortas, os pomares, os aviários, a despensa, a cozinha, a sala, a biblioteca,para que todos os animais pudessem usufruir de seus encantos e sabores. Em pouco tempo não havia nada mais que se pudesse usufruir. Dá pra lembrar, também, do poema de Maiakovski, "entram em nosso jardim, pisam em nosso flores e, quando menos esperamos, entram em nossa casa e arrancam-nos a voz, e já não podemos fazer nada, porque até então não fizemos nada". É mais ou menos isso, tô escrevendo de cabeça, mas traduz bem essa situação. Mônica, sei bem o que você tá sentindo e gostaria de estar aí pra tentar participar de alguma reação contra esses abusos, antes que seja tarde e a Ilha Comprida perca totalmente seu encanto e se transforme em mais um paraíso destroçado pelos maiores predadores da Humanidade, o próprio homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras!
      Definem bem os sentimentos, creio eu, de todos os caiçaras. Pessoas que vivem neste lugar, muitos sobrevivem da pesca e dos recursos naturais daqui!
      É revoltante saber que temos tanto e pouco sabemos usufruir... No final de tudo acho triste a situação deste ser que de humano já não tem mais nada!

      Obrigada por comentar, tão sabiamente!

      Excluir
  2. Pasmei de ver as imagens Mônica! Lamentável e escroto....Conte comigo para divulgar...bjo Keila Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Keila, somente nossa união e divulgação desta situação para podermos conter os abusos que a Ilha vem sofrendo!

      Excluir
  3. ola amigos isso e todo ano tenho casa na ilha a 20 anos depois da ponte funciona entrada de porcos,e sinal que na casa deles e um pouco pior alias chiqueiro e o lugar deles,

    ResponderExcluir